DEPENDÊNCIA DE DROGAS
DEPENDÊNCIA DE DROGAS
Fui salvo por Jesus Cristo e conquistei uma vida inteira de álcool e drogas. Meus amigos se separaram de mim porque me consideram um fanático religioso. O que eu posso fazer?
Dos escritos do Rev. Billy Graham
É estranho que o mundo aceite entusiasmo em todos os domínios, exceto o espiritual. O mundo valoriza e compreende a emoção e o entusiasmo, a menos que seja religioso, imediatamente torna-se suspeito.
As pessoas podem enlouquecer com a World Series ou o Super Bowl. As pessoas podem vestir botões, bonés e camisetas políticos e ser aceitas como “all in”. Outros podem ficar obcecados com sua situação financeira e o mundo respeita seu sucesso. Os jovens podem gritar até ficarem roucos em meio ao barulho de um show de rock. Mas traga a mesma emoção para viver uma vida para Cristo e o mundo pensa que perdemos a cabeça.
Isso é o que as pessoas pensavam dos discípulos depois que Jesus foi crucificado e ressuscitado, mas eles não permitiram que o que os outros pensassem os impedisse de acreditar no que acreditavam e eles viraram o mundo de cabeça para baixo (Atos 17: 6).
Não se engane, o compromisso com Cristo significa queimar as pontes do pecado e sua influência. O preço do compromisso é alto. Jesus nunca ofereceu uma barganha. Ele espera que Seus seguidores limpem suas vidas e é por isso que Ele enviou Seu Espírito para ajudar. Ele dá poder e encorajamento para viver para Ele, “purificando para Si o Seu próprio povo especial” (Tito 2:14).
Os cristãos deveriam estar tão intoxicados com Cristo e cheios de uma vida justa que nada poderia apagar sua paixão. Enquanto a maioria da multidão vai virar as costas ao Cristianismo, haverá alguns que podem ser impactados pelo forte testemunho de outra pessoa que traz convicção para suas próprias almas.
(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)
Há muito nas notícias hoje sobre o vício da sociedade em medicamentos prescritos. Existe alguma esperança de reverter isso?
Dos escritos do Rev. Billy Graham
Algumas das histórias mais comoventes são de pessoas que contam como as drogas devastaram suas vidas e destruíram famílias. Cada geração, ao que parece, se torna mais viciada nos sedativos da vida, para entorpecer a dor de viver. A Bíblia condena o uso de qualquer substância que altere ou distorça nosso pensamento (incluindo o álcool, que era a droga mais comum nos tempos antigos). Muitos medicamentos prescritos podem ser usados como bons remédios, mas quando usados de forma abusiva, eles se tornam destrutivos.
Há alguns anos, uma mulher chamada Velma Barfield foi condenada por assassinato. Ela havia cometido crimes hediondos sob o vício de muitas drogas diferentes. Enquanto estava em uma prisão de segurança, ela ouviu um evangelista de rádio que disse que não importa o que as pessoas tenham feito, Jesus as ama e quer salvar suas almas. Velma tinha ouvido essas palavras durante toda a vida, mas pela primeira vez ela as entendeu. Velma entregou sua vida a Cristo e o serviu por muitos anos enquanto esperava sua sentença de morte.
Essa mulher demonstrou o amor de Cristo em sua vida por todas as pessoas com quem teve contato enquanto estava na prisão e tornou-se uma grande influência. Ela disse: “Se eu tivesse a escolha de viver livre do lado de fora sem meu Senhor, ou viver no corredor da morte com Ele, eu escolheria o corredor da morte”.
Há esperança em Cristo de superar tudo o que nos derrota na vida, mas devemos nos entregar Àquele que transforma nossos corações. Ele nos fortalece em nossos momentos de tentação, seja o vício em drogas ou qualquer coisa que nos impeça de viver para ele. Deus diz: “Invoca-Me no dia da angústia; Eu te livrarei ”(Salmo 50:15).
(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)
Como posso me livrar do vício?
Dos escritos do Rev. Billy Graham
O vício, em qualquer forma, pode causar tensões internas e frustração que você pode se sentir incapaz de superar. Deus deseja libertar você por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor; veja Romanos 6: 11-14. A Bíblia diz: “Portanto, se o Filho os libertar, certamente sereis livres” (João 8:36, NKJV).
Certifique-se de que assumiu seu compromisso com Cristo agora, pedindo a Deus que o perdoe e purifique de seus pecados e lhe dê a vida eterna. Depois de fazer isso, acredite que Deus o perdoou e fez de você Seu filho; leia João 1:12, Romanos 10:13 e 2 Coríntios 5:17.
Nenhum de nós é forte o suficiente para vencer a tentação em nossa própria força, mas Deus nos dará a força; veja Filipenses 4:13. Primeira Coríntios 10:13 declara: “Nenhuma tentação se abateu sobre vós, exceto a que é comum ao homem; mas Deus é fiel, que não permitirá que você seja tentado além de sua capacidade; mas com a tentação também abrirei o caminho de escape, para que possais suportá-la ”(NKJV).
Observe que é Deus quem fornece a saída. Fale com o Senhor muitas vezes ao dia, pedindo Sua ajuda. Leia sua Bíblia e preencha sua mente com pensamentos de Sua Palavra . A Palavra de Deus terá um efeito purificador em sua vida; veja Salmo 119: 11.
O velho estilo de vida pecaminoso deve agora ser substituído pela nova vida em Cristo. Isso requer o poder capacitador do Espírito Santo para substituir os velhos hábitos por novos. Evite ter companheirismo com aqueles que o influenciam a se entregar a atividades pecaminosas. Faça uma lista das atividades e hábitos que deseja mudar. Estabeleça algumas metas positivas para sua vida e, com a força de Deus, vá atrás delas. Tome a iniciativa e busque o conselho de um pastor que ensina o Evangelho ou outro obreiro cristão dedicado.
(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)
Eu sei que podemos ficar viciados em coisas como álcool e drogas, mas é possível ficar viciado em outras coisas? Minha prima passa horas e horas todos os dias se exercitando, e é quase como um vício para ela.
Dos escritos do Rev. Billy Graham
Sim, os psicólogos nos dizem que certamente é possível se tornar viciado em quase qualquer atividade – comer, fazer compras, a Internet, até mesmo exercícios. Quando isso acontece, algo que pode ser inofensivo ou até bom em si torna-se prejudicial, porque toma conta de nossas vidas e nos controla.
Vícios de qualquer tipo podem ser difíceis de quebrar; uma razão é porque primeiro devemos admitir que temos um problema. Mas muitas vezes isso é difícil de fazer, porque o hábito se tornou uma parte tão importante de nossas vidas que não podemos imaginar viver sem ele. O orgulho também atrapalha, fazendo com que nos recusemos a admitir que o que estamos fazendo é errado. Deixamos de ver que não estamos apenas prejudicando a nós mesmos, mas também aqueles que nos amam e precisam de nós.
O que você pode fazer? Primeiro, ore por sua prima, para que Deus a ajude a perceber que ela perdeu o controle de sua vida neste momento. Ore também para que Deus a ajude a entender que ela pode estar usando isso para escapar de problemas mais profundos em sua vida. Em seguida, aliste membros da família que possam incentivá-la a enfrentar esse problema e obter ajuda profissional se ela precisar. A Bíblia diz: “Levem as cargas uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo” (Gálatas 6: 2).
Acima de tudo, incentive sua prima a abrir o coração para Jesus Cristo e colocá-lo em primeiro lugar em sua vida. Dentro de cada um de nós existe um lugar vazio que só Deus pode preencher – e Ele o fará, quando nos voltarmos para Cristo em arrependimento e fé.
(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)
Meu primo se envolveu fortemente com drogas há alguns anos e agora sofre de alguns danos cerebrais. Eu sei que há consequências para nossas ações, mas se ele pedisse a Deus que o perdoasse por suas escolhas erradas, Deus o restauraria?
Dos escritos do Rev. Billy Graham
Deus não promete que todas as consequências do pecado desaparecerão quando viermos a Ele com o coração arrependido e nos submetermos a Ele, mas Ele promete estar conosco. O pecado é uma coisa terrível e destrutiva, e às vezes temos que pagar as consequências de nossa tolice e rebelião contra Deus.
O rei Davi pecou gravemente quando cometeu adultério com a esposa de outro homem. Deus o perdoou quando ele realmente se arrependeu e pediu perdão a Deus – mas a criança nascida daquela união ilícita ainda morreu como um ato de julgamento de Deus sobre Davi.
Ora, Deus nem sempre responde da mesma forma às mesmas circunstâncias, mas Ele é soberano e usará as coisas em nossas vidas para nos ensinar sobre ele. Mas Deus é capaz de fazer incomensuravelmente mais do que tudo o que pedimos ou imaginamos, de acordo com o Seu poder (Efésios 3:20). Há momentos em que Deus trabalha de maneiras que estão além de nossa compreensão humana para trazer cura e restauração, embora nenhum de nós possa prever quando isso acontecerá ou de que maneira Ele demonstrará Seu poder.
O melhor que podemos fazer por aqueles que sofrem com seu passado é falar-lhes sobre o Salvador – Jesus Cristo – e mostrar-lhes por meio das Escrituras que Ele está pronto para ouvir sua oração de arrependimento e recebê-Lo como Senhor de suas vidas. “Mas Deus demonstra seu próprio amor para conosco, sendo ainda pecadores, Cristo morreu por nós” (Romanos 5: 8).
(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)
A filha adulta jovem do meu amigo está arruinando sua vida com drogas. É uma epidemia especialmente em nosso mundo atual. Esta jovem vem de uma boa família e tem sido uma boa menina enquanto crescia. Como isso acontece e o que podemos fazer para ajudá-la?
Dos escritos do Rev. Billy Graham
Desde os primeiros tempos, as pessoas experimentaram drogas em um esforço para escapar da realidade. Hoje, centenas de milhões de pessoas usam drogas de alguma forma. Qualquer pessoa pode se tornar física e psicologicamente viciada em qualquer droga se for exposta a altas dosagens por um período de tempo suficiente.
Os usuários de drogas vêm de todas as classes sociais. Muitas das raízes da dependência são encontradas na insegurança, medo, culpa, decepções, imoralidade e comportamento sexual desviante, frustração, estresse, pressão dos colegas e competição intensa, como exemplificado nos esportes profissionais. Acrescente a isso o grande vácuo espiritual que resultou no colapso dos padrões morais, na desintegração do lar, na turbulência global e na incrível disponibilidade de drogas. A dependência de drogas é um problema de toda a pessoa – espiritual, físico, emocional e social. Uma vez viciado, o dependente vive em um mundo ilusório caracterizado por sentimentos paralisados e respostas emocionais, negações mentais e delírios, isolamento social e limbo espiritual. Para muitos, é um estado de desamparo, uma vida sem volta.
Existem três maneiras de ajudar. Um: Estenda a mão com a mensagem de salvação que Jesus Cristo oferece a todos. Seu perdão traz um frescor à vida e força para suportar as dificuldades que a vida pode trazer. Dois: Ajude a colocá-los em contato com centros de reabilitação de drogas, onde trabalhadores qualificados podem ajudar outros a iniciar o processo de retirada e recuperação. Três: Permaneça em contato com a pessoa, oferecendo apoio e encorajamento, e ore por ela.
(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)
Recentemente, perdi dois amigos que tiveram uma overdose de drogas. Isso me deixou deprimido e muitos dos meus pensamentos são infelizes. Não posso fazer nada por eles agora, então como posso mudar meu pensamento?
Dos escritos do Rev. Billy Graham
O luto pode matar uma pessoa emocional e fisicamente. Se não for neutralizada com a força e o poder de Deus, nossa fraqueza pessoal pode nos debilitar. Um ataque violento de dor pode levar as pessoas a pensar que estão perdendo a cabeça. A pessoa aflita pode perder a capacidade de concentração, o que aumenta seu pânico. Isso pode levar, então, à paralisia emocional. Culpa, raiva, ressentimento e pânico são algumas das faces do luto. Nenhuma dessas reações é anormal.
Como soldados indo para a batalha, precisamos estar preparados para o luto, mas a cultura de hoje não nos prepara para isso. O que mais precisamos em tempos de luto é de um amigo que esteja conosco; alguém que não vai nos deixar. Jesus é esse amigo. O Senhor nos prepara para enfrentar as tempestades da vida. Ele nos diz para termos fé Nele. Ele nos disse que estará sempre conosco e nunca nos deixará ou nos abandonará (Hebreus 13: 5). Freqüentemente, é necessária aquela “faca em nosso coração” para nos conduzir a ele. Nossa fé depende de Deus e, quando entramos no vale da dor, precisamos de Sua ajuda ou nunca superaremos a tristeza que nos oprime.
Se você pertence a Cristo, peça a Ele para lhe dar alegria. A Bíblia diz para encher nossas mentes com coisas que são verdadeiras, honradas, puras e amáveis e “a paz dele guardará seus corações e mentes enquanto vocês vivem em Cristo Jesus” (Filipenses 4: 7, NLT).
(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)
Vários meses atrás, nosso filho morreu de overdose de drogas, e ainda estamos sobrecarregados de tristeza e culpa. Nós nem percebemos que ele estava usando drogas até que fosse tarde demais. Não sei por que estou escrevendo, mas talvez você possa pedir aos pais que fiquem mais alertas.
Dos escritos do Rev. Billy Graham
Obrigado por sua carta; pode encorajar outros a estarem mais alertas a este perigo. A Bíblia nos lembra que “os sábios dão ouvidos aos conselhos” (Provérbios 12:15).
Perder um filho é certamente uma das provações mais dolorosas que qualquer pai pode experimentar, e meu coração está com você e sua família. Deixe-me assegurar-lhe, no entanto, que Deus também sabe o que você está passando, e mesmo em meio à sua dor mais profunda, você pode descobrir a Sua paz. A promessa de Jesus é para você: “A minha paz vos dou” (João 14:27).
O vício em drogas continua a ser um flagelo terrível em nossa sociedade, e não consigo imaginar o mal que domina as mentes e os corações daqueles que procuram atrair outras pessoas para as drogas. E você está certo: os pais precisam conhecer os sinais de alerta de abuso de drogas ou álcool e tomar medidas para intervir. Ignorar os problemas ou simplesmente esperar que eles desapareçam não leva a nada; muitas vezes, a coisa mais amorosa que podemos fazer por nossos filhos é dar-lhes uma orientação clara.
Os pais também precisam saber quem são os amigos de seus filhos e como eles estão gastando seu tempo livre; os adolescentes podem ser facilmente influenciados por outros. Eles sempre precisam saber, entretanto, que nós os amamos e, porque os amamos, nos preocupamos profundamente com o que lhes acontece. Acima de tudo, precisamos orar por eles e exortá-los a entregar suas vidas a Jesus e ao Seu plano para suas vidas. Que isso seja verdade para você também.
(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)
Passei por uma grande cirurgia nas costas no ano passado e agora estou viciada nos analgésicos que me deram. Não tenho esperança de escapar deles, mas talvez você possa alertar os outros sobre o perigo. Eu gostaria de ter ouvido quando eles me avisaram.
Dos escritos do Rev. Billy Graham
Não preciso dizer que você está enfrentando um problema muito sério e perigoso – e não apenas você, mas inúmeros outros também. De acordo com todos os relatórios, o que conhecemos hoje como “a crise dos opióides” é mortal e cresce diariamente.
Mas sua situação não é desesperadora, nem você deve continuar dizendo a si mesmo que é, porque não é – não com a ajuda de Deus. Na verdade, você já deu o primeiro passo ao admitir que tem um problema, em vez de negá-lo ou alegar falsamente que pode parar a qualquer momento (como os adictos costumam fazer).
Agora dê o próximo passo dizendo a Deus que você sabe que não pode resolver esse problema sozinho, mas que precisa da ajuda Dele e deseja que Cristo entre em sua vida. Como Deus vai te ajudar? Primeiro, Ele lhe dará uma nova razão para viver – um novo desejo de viver para Cristo e não apenas para você mesmo. Ele também o ajudará a resistir à tentação, porque quando você entregar sua vida a Cristo, Ele virá morar em você pelo Seu Espírito Santo.
Além disso, Deus deseja ajudá-lo, dando-lhe pessoas que podem ajudá-lo. Você não está sozinho; Deus ama você e os outros também. O caminho à frente pode não ser fácil, mas com a ajuda de Deus há esperança. A Bíblia diz: “Que o Deus de esperança os encha de toda a alegria e paz, ao confiar nele, para que você transborde de esperança pelo poder do Espírito Santo” (Romanos 15:13).
(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)
Sei que fiz algumas coisas ruins quando era jovem, mas nem me lembro delas porque estava viciado em drogas e mal sabia o que estava fazendo. Agora confessei meus pecados e entreguei minha vida a Jesus, e acredito que Ele perdoou meus pecados. Mas e aqueles que não consigo lembrar?
Dos escritos do Rev. Billy Graham
Uma das maiores verdades da Bíblia é que quando colocamos nossa confiança e fé em Jesus Cristo, Deus perdoa todos os nossos pecados – sem exceção. A Bíblia diz: “Ele nos perdoou todos os nossos pecados” (Colossenses 2:13).
Isso inclui até os pecados dos quais não podemos nos lembrar. Afinal, nenhum de nós consegue se lembrar de todos os pecados que cometemos; podemos até não estar cientes deles na época. Mas Deus sabe tudo sobre eles, e a Bíblia nos garante que até os pecados que esquecemos ou não percebemos que estávamos cometendo foram colocados em Cristo, e Ele morreu por todos eles. O salmista disse: “Puseste diante de ti as nossas iniquidades, os nossos pecados secretos, à luz da tua presença” (Salmo 90: 8).
Não deixe seus pecados passados pesar sobre você. Em vez disso, agradeça a Deus todos os dias porque Cristo os tirou e agora você pertence a ele. Agradeça a Ele também porque, mesmo quando você estava longe Dele, Ele ainda estava cuidando de você e preservando sua vida. Agradeça a Ele também por Sua presença com você todos os dias.
Além disso, deixe a verdade da Palavra de Deus, a Bíblia, penetrar em sua vida todos os dias. Satanás tentará desencorajá-lo e acusá-lo, mas a verdade de Deus nos liberta de suas mentiras. Peça a Deus também para usar você na vida de outras pessoas, apontando-lhes Jesus Cristo e Seu poder para salvar.
(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)
Saí da reabilitação de drogas há algumas semanas e já voltei aos meus velhos hábitos. Eu sabia que isso poderia acontecer. Agora tenho medo de nunca me livrar das drogas. Deus vai me ajudar? Não tenho muita esperança de outra forma.
Dos escritos do Rev. Billy Graham
Posso dizer que você está muito preocupado com seu futuro – e deveria estar. Mas ouça: não importa o quão preocupado você esteja, Deus está ainda mais preocupado, porque Ele o ama e se importa com o que acontece com você.
É por isso que você pode recorrer a Ele e buscar Sua ajuda. Se Deus não se importasse com você, ou se Ele estivesse com raiva e desistisse de você, então você não teria motivo para esperar Sua ajuda. Mas Deus não é assim! Não importa quem somos ou o que fizemos, Deus se importa com o que acontece conosco e quer nos ajudar. A Bíblia diz: “O Espírito (de Deus) nos ajuda em nossas fraquezas” (Romanos 8:26).
Comece uma nova vida hoje confessando seus pecados a Deus e pedindo a Jesus Cristo que entre em sua vida. Em seguida, diga a Ele que você sabe que não pode superar esse problema sozinho e que precisa da ajuda Dele. Daquele momento em diante, você não estará lutando esta batalha sozinho! A promessa da Bíblia é verdadeira: “O Senhor está comigo; ele é meu ajudante. Olharei com triunfo para os meus inimigos ”(Salmo 118: 7).
Que diferença Cristo fará? Primeiro, Ele lhe dará uma nova razão para viver – o desejo de viver para Deus e não apenas para você. Mas Deus também quer ajudá-lo de maneiras práticas – por exemplo, dando-lhe coragem para virar as costas aos “amigos” que o puxam para baixo e, em vez disso, conduzindo-o a uma igreja onde as pessoas irão amá-lo e ajudá-lo.
(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)
Não sei como isso aconteceu, mas fiquei viciado em cocaína. Minha esposa ameaça me deixar se eu não parar, mas não sei para onde me virar. Você provavelmente vai me dizer para recorrer a Deus, mas de que adianta isso?
Dos escritos do Rev. Billy Graham
Eu sou grato por você saber que precisa de ajuda; um dos trágicos efeitos colaterais de algumas drogas (incluindo cocaína, segundo me disseram) é que elas enganam a pessoa, fazendo-a pensar que as drogas a tornam melhor. Mas simplesmente não é verdade – como inúmeras vidas destruídas podem atestar.
Sim, peço que você se volte para Deus porque estou convencido de que Ele fará a diferença em sua vida. Ele sabe tudo sobre a sua situação e o ama e deseja ajudá-lo. E Ele pode ajudá-lo, porque pode lhe dar a força e a sabedoria de que você precisa para encontrar respostas para o seu problema. Admita seu desamparo e falhas a Ele, e pela fé convide Cristo a entrar em sua vida. Mesmo agora, Ele está orando por você.
Como Cristo o ajudará? Primeiro, Ele lhe dará um novo propósito na vida – o desejo de viver para Deus e para os outros, e não apenas para você mesmo. Ele também lhe dará força interior para enfrentar seus problemas e virar as costas para coisas que podem destruí-lo. A promessa de Jesus é para você: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10).
Além disso, Deus deseja guiá-lo para obter ajuda prática para lutar contra esse problema. Procure uma igreja que busca seguir a Cristo; seu pastor deve saber quais programas de tratamento estão disponíveis em sua área. Você também pode encontrar novos amigos lá, que não apenas podem encorajá-lo espiritualmente, mas também enfrentaram problemas semelhantes. Que Deus te abençoe.
(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)
Nosso filho se viciou em drogas, acabou sendo pego traficando drogas e agora está na prisão. Isso partiu nossos corações, é claro, mas o que dói quase tanto é que ninguém em nossa igreja nunca pergunta sobre ele ou diz que está orando por ele (ou por nós). Eles não deveriam se preocupar?
Dos escritos do Rev. Billy Graham
Sim, é claro que eles deveriam estar preocupados – e não apenas preocupados, mas também expressando isso a você. A Bíblia diz: “Levem as cargas uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo” (Gálatas 6: 2).
Você já se perguntou por que eles não dizem nada? Um dos motivos pode ser porque eles estão muito envolvidos em suas próprias preocupações e simplesmente não pensam nas necessidades dos outros tanto quanto deveriam. Nesse caso, eles estão aquém do que Deus deseja que eles sejam, porque a ordem de Cristo para que amemos os outros é muito clara. Ele disse: “Meu mandamento é este: Amai-vos como Eu vos amei” (João 15:12).
Mas não seja muito duro com eles ou se permita ficar amargurado por sua aparente falta de preocupação. Na realidade, eles simplesmente podem ter vergonha de dizer algo a você, temendo que possam machucá-lo ou ofendê-lo. Afinal, você já pediu a algum de seus amigos da igreja que compartilhasse suas dores e orasse por sua família? Sua própria relutância em compartilhar seus sentimentos pode ser parte do problema.
O mais importante que posso lhe dizer, porém, é o seguinte: Deus não se esqueceu de você e de seu filho. Ele sabe o que você está passando e o ama e deseja ajudá-lo. Coloque suas vidas nas mãos de Cristo e peça a Ele para trazer sua família para mais perto uns dos outros – e de Cristo.
(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)
uma iniciativa de amor e compromisso